exportação

Dicas para começar a exportar

Como começar a exportar?

A exportação pode ser uma ótima opção para quem está iniciando no ramo do comércio exterior, porém, é necessário obter uma autorização do SISCOMEX, plataforma que gere os processos de comércio exterior no Brasil e fornece a autorização necessária para poder exportar. Além disso, também é essencial analisar se a operação será lucrativa e viável para sua empresa. 

Existem uma série de documentos e burocracias que devem ser seguidos à risca para que suas mercadorias possam entrar sem problemas no Brasil, e para isto, será necessário um planejamento muito bem elaborado. É um processo complexo, que exige muita atenção aos detalhes para cumprir com todas as exigências impostas pelos órgãos aduaneiros do Brasil e atender as exigências do mercado e clientes. 

De início, deve-se buscar conhecer bem o mercado no qual sua empresa será inserida, qual seu público alvo, qual o produto e como serão feitos os processos inerentes à exportação, a fim de analisar as possibilidades de se obter lucro.

Por isso, a gestão de uma cadeia de exportação engloba desde a escolha dos fornecedores até a elaboração da estratégia para comprar, receber, vender e enviar seus produtos, e deve ser feita de modo que seja viável e rentável para sua empresa. Caso você e seus colaboradores não possuam experiência com algum destes processos, o mais recomendado é que busquem auxílio de uma empresa especializada no setor, capaz de otimizar e indicar os processos mais propícios. 

Passo a passo para começar a exportar 

  • Obtenha a habilitação RADAR SISCOMEX

O RADAR é uma autorização disponibilizada pelo sistema Siscomex, ferramenta gerida pelo Governo Federal, e que possibilita empresas e pessoas físicas a realizarem operações no comércio exterior de maneira legal. Ele serve, basicamente, como uma carteira de aptidão para realizar tal tarefa, e pode ser obtida sem sair de casa. Porém, alguns requisitos devem ser seguidos para poder obter a autorização.

  • Faça uma análise de mercado

Analisar o mercado ao qual sua empresa será inserida é tão primordial quanto escolher os fornecedores e o produto, portanto, analise cada um desses tópicos com muito cuidado, e de preferência, com alguém que possua experiência e networking no setor, facilitando o processo de encontrar fornecedores de qualidade e garantir os melhores preços, tanto do frete como das mercadorias. 

  • Conheça os Incoterms

Os Termos Internacionais do Comércio, conhecidos como incoterms, mostram com clareza tudo que está incluído no preço da mercadoria exportada. São as normas e padrões utilizados em negociações internacionais. São vários tipos de incoterms existentes e é necessário para o empresário saber qual o termo se adequa ao preço dos seus produtos.

  • Logística

A logística vai muito além do simples transporte de um produto. Existem inúmeras formas de levar os produtos ao exterior e algumas variáveis que podem fazer a empresa ser bem sucedida na exportação. Um exemplo está no modal escolhido: é possível fazer o transporte por via marítima, aérea ou rodoviária e, além disso, é necessário pensar que esse ponto da sua estratégia tem que considerar as características do produto e as características do país onde as mercadorias serão levadas. Principalmente pelas particularidades geográficas e legislativas de cada localidade, além da distância desses mercados.

Conclusão 

Hoje, com a globalização e o avanço tecnológico, a exportação é indicada para pequenas, médias e grandes empresas. Com o conhecimento sobre o segmento e com a vontade de crescer, todos podem alcançar os seus objetivos no comércio internacional.

Logo, seja sua empresa pequena, média ou grande, você pode começar a exportar, inclusive, deveria, afinal, é um setor que irá desencadear muito crescimento para sua empresa, e para isto, você pode contar com os serviços do Grupo likes, empresa especializada na realização da compra, planejamento e distribuição das suas mercadorias!

Quer saber mais sobre exportação ou precisa de auxílio com seus processos? Entre em contato com um de nossos atendentes!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.