Os amantes do Comércio Exterior são também amantes dos navios, das grandes embarcações, amantes que chegam a suspirar toda vez que passam perto de um Porto. No Brasil existem um total de 175 instalações portuárias de carga, incluindo instalações aquaviárias, sendo 99 dessas instalações,  portos e terminais.

Maiores portos do Sul do Brasil?

Os amantes do Comércio Exterior são também amantes dos navios, das grandes embarcações, amantes que chegam a suspirar toda vez que passam perto de um Porto. No Brasil existem um total de 175 instalações portuárias de carga, incluindo instalações aquaviárias, sendo 99 dessas instalações,  portos e terminais.

Existem diversos tipos de instalações portuárias, e hoje o Grupo Likes conta as principais diferenças entre elas:

  1. Portos Organizados: geridos por agentes públicos e pertencentes à União, por meio de um processo licitatório no qual as instalações são arrendadas para a gestão de operadores portuários privados;
  2. Terminais Privativos de Uso Exclusivo (TUP-E): terminais privados construídos apenas para movimentação de carga do proprietário do terminal. São autorizados por contrato de adesão formalizado, sem licitações ou pagamentos de outorga; 
  3. Terminais Privativos de Uso Misto (TUP-M):  terminais privados construídos para movimentação de carga do proprietário do terminal e de terceiros de forma subsidiária, mediante autorização conforme a atual legislação; 
  4. Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4): instalações que servem para atracar embarcações regionais de transporte de pessoas e mercadorias; 
  5. Estações de Transbordo de Carga (ETC):  instalação situada fora da área do porto organizado, utilizada, exclusivamente, para operação de transbordo de cargas destinadas ou provenientes da navegação interior;
  6. Terminais Privativos de Turismo (IPTur): terminais para a desembarque e trânsito de tripulantes, bagagens, passageiros, bem como insumos para abastecimento de embarcações voltadas ao turismo. 

Dentro de tantas opções, você pode estar se perguntando quem são os Portos relevantes para o Brasil, ou seja, os maiores portos do país e onde eles estão localizados. Atualmente, Os 7 principais portos do país em tamanho são:

Porto de Santos, em São Paulo: localizado na costa atlântica, é o maior porto brasileiro. É responsável por mais de 70% do volume de cargas nacionais;

Porto de Paranaguá: localizado no Paraná, é o segundo maior porto do Brasil;

Porto de Itajaí: localizado no litoral de Santa Catarina, é o terceiro maior porto do Brasil;

Porto do Rio Grande: Localizado no Rio Grande do Sul, é o quarto maior porto do Brasil;

Porto de Suape: localizado no litoral de Pernambuco, é o quinto maior porto do Brasil;

Porto de Vitória, no Espírito Santo: é o sexto maior porto do Brasil;

Porto de Manaus, em Manaus: localizado no Amazonas, é o sétimo maior porto do Brasil.

Você percebeu que, dentro da lista, a grande maioria deles fica em uma região específica do Brasil?

Isso mesmo, diversos dos maiores portos brasileiros estão localizados no Sul, e, por isso, hoje falaremos sobre ao maiores portos da região sul do Brasil.

  1. Porto de Paranaguá

Localizado no Paraná, o Porto de Paranaguá possui uma densa área de influência de

10 estados brasileiros que colaboram nas transações internacionais. O porto de Paranaguá também é de extrema importância para os trânsitos comerciais que são responsáveis por boa parte das movimentações do Comércio Internacional.

A movimentação do Porto está focada principalmente na agroindústria e madeira, material de transporte, alimentos e bebidas, indústria química e indústria mecânica. 

  1. Porto de Itajaí

Localizado em Santa Catarina, é um Porto que opera com a agroindústria e madeira, eletroeletrônica e indústrias mecânica e têxtil. É um porto público, sendo o segundo maior em movimentação de containers.

  1. Porto do Rio Grande

Localizado no Rio Grande do Sul, como já diz o nome, é um porto de grande porte. O forte da movimentação nesse porto é a agroindústria e madeira, calçados, couro, materiais de transporte e indústrias química e mecânica. 21 unidades da federação usam esse porto para transações internacionais, além de ser conhecido como o Porto do Mercosul, devido à sua proximidade com o Uruguai, Paraguai e Argentina, sendo assim um porto de grande relevância econômica.

As movimentações nos Portos, com entrada e saída de produtos, são de extrema relevância para a economia do país, sendo o modal marítimo o principal utilizado nas importações do país.

Com o Grupo Likes, somos capazes de estudar as principais opções de Portos para a sua operação, e entender quais estratégias podem ser adotadas para uma operação com baixos custos e alta qualidade. Estamos a sua espera!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.