Importar painéis solares! Entenda o processo! 

Você já deve ter visto um painel solar instalado em um teto de alguma casa na sua rua.

Cada vez mais, o mercado de paineis solares tem aumentado. Graças a importação, o acesso aos materiais fotovoltaicos ficou mais fácil.

Além disso, o governo criou algumas medidas para isentar custos na importação do produto, fomentando esse mercado.

Neste artigo, você irá entender um pouco mais sobre:

  • o mercado de painel solar no Brasil
  • características para a importação de paineis solares
  • os incentivos fiscais do governo

O mercado de painel solar no Brasil

Se você mora no Brasil, já deve ter vivenciado algum apagão.

Alguns anos atrás, o governo brasileiro entendeu que uma medida para evitar apagões e aproveitar o potencial de nosso país tropical, era fomentar o mercado de geração de energia solar.

Essa tecnologia estava começando a despontar aqui no Brasil, mas, fora do país, a tecnologia já estava em fase avançada de produção.

A geração de energia solar cresceu tanto que, no Brasil, atingiu a marca de segunda fonte mais utilizada em nosso país, ficando atrás apenas da energia hídrica.

O mercado de paineis solares está em grande expansão em nosso país. Temos cada vez mais casas e estabelecimentos com paineis solares instalados em nossas cidades.

Existem alguns fatores que contribuem para esse aumento na procura pela fonte de energia solar.

O principal deles acontece no bolso do brasileiro, com a redução de custo com energia.

Outro fator importante é o apelo para a preservação do meio ambiente, pois a energia solar é uma fonte de energia renovável e não-poluente.

Apesar desse aumento na procura, a energia solar ainda tem um gigante mercado a ser explorado. Cerca de  75,2 milhões de residências brasileiras estão aptas a adotarem a energia solar no Brasil. Contudo, apenas 2,5% dos imóveis hoje estão aptos a receberem essa energia.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a estimativa é que até 2030 esse segmento seja quadruplicado.

Segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), em 2023 o Brasil alcançou a marca de 1,6 milhão de sistemas instalados em todo o país. Muitas dessas instalações são possíveis graças às importações dos sistemas.

O Brasil ainda não é um grande produtor dessa tecnologia e depende das importações.

Em 2022, o Brasil teve grandes volumes de importação da China, EUA, Hong Kong e Tailândia.

Como importar paineis solares

O processo de importação de paineis solares segue basicamente o mesmo roteiro de importação de qualquer outro produto.

A empresa que quer importar precisa estar habilitada no RADAR, encontrar o fornecedor correto, ter um bom despachante aduaneiro e um bom agente de carga para efetuar o transporte marítimo deste produto, além do processo de desembaraço aduaneiro.

No desembaraço aduaneiro, é declarada a entrada da mercadoria do país e todos os impostos incidentes devem ser pagos.

Normalmente, os paineis solares são comprados em grandes quantidades e por isso recomendamos o modal marítimo, afim de diminuir os custos. Raramente é utilizado o modal aéreo para transporte dessa tecnologia.

A única característica dessa importação é o que o produto necessita da homologação do Inmetro. Esta certificação serve para regulamentar e verificar a qualidade do produto importado, visando a segurança do cliente final.

Além disso, esse segmento tem o apoio do governo com incentivos fiscais, isentando o imposto de importação.

Sobre o incentivo fiscal

Para aumentar a competitividade do setor e estimular a utilização de energia renovável em nosso país, o governo federal assinou em 28 de março de 2023 o decreto de nº 11.456, que insere o setor fotovoltaico no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (PADIS).

Este programa zera os impostos (PIS, IPI e II – imposto de importação) dos produtos inseridos nele. Desta forma, os componentes importados empregados na produção dessa tecnologia não sofrem a incidência destes impostos, reduzindo o custo de suas importações.

Mas atenção: essa isenção somente é válida até dezembro de 2026.

Ainda segundo a ABSOLAR, em 2023 o Brasil ultrapassou a marca de R$ 45,1 bilhões em impostos arrecadados nesse ramo em 11 anos.

Até o momento as perspectivas são para que o governo continue estimulando e adotando cada vez mais a energia solar como uma fonte de energia. Não se sabe se o decreto será prorrogado em 2026, mas o mercado está crescendo cada vez mais com as importações.

Conclusão

Está evidente que o mercado de paineis solares no Brasil tem muito a crescer.

E graças à importação e aos incentivos fiscais do governo, você tem chances de começar um negócio e ser mais competitivo neste segmento.

Neste artigo, demos alguns números e análises que mostram a força do segmento e mostramos como o governo tem apoiado esse empreendimento.

A energia solar não é boa somente para pessoas e empresas, mas sim também para o governo, que coloca em jogo sua pauta de sustentabilidade ao estimular fontes de energias renováveis.

O grupo Likes atua regularmente com a importação de paineis e está preparado para te auxiliar nas suas demandas.

Conhecemos o mercado e queremos entregar a melhor experiência para os nossos clientes.

Entre em contato com nossa equipe e solicite uma cotação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.