O que você precisa saber sobre logística marítima de importação?

Estamos em 2024, vivendo a era da informação, mas ao mesmo tempo precisamos lidar também com muita desinformação.

O mundo está em constante evolução, com os países e as populações sendo cada vez mais afetadas por qualquer impacto em cada parte do planeta.

A  importação via marítima é o principal meio de transporte para grandes cargas ao redor do mundo. É através dela que muitos produtos de várias indústrias chegam em suas casas.

Apesar de já estar bem disseminada, muitas empresas ainda se questionam sobre a viabilidade, quais os custos, e o que considerar na hora de escolher o embarque marítimo.

Neste artigo, iremos falar mais sobre:

  • a logística marítima de importação
  • seu planejamento e coordenação
  • qual a documentação aduaneira necessária
  • alguns conceitos e siglas utilizados
  • porque optar pela importação via marítima para suas cargas

A logística marítima de importação

Se por um lado existem turbulências vivenciadas em todo o mundo, através de pirataria e guerras, o frete marítimo continua sendo (e provavelmente ainda será por muito tempo) o meio logístico mais utilizado pelas empresas, no que se refere a transporte em negócios internacionais.

São vários agentes que atuam na logística marítima, além do exportador e importador. 

Existe o armador (dono do navio), o agente de carga (que faz o intermédio de negociações com o armador e importadores), autoridades portuárias e os órgãos reguladores, tanto internacionais quanto nacionais.

Mas como funciona a logística marítima de importação?

Planejamento e coordenação

Para planejar o processo de importação marítima, é necessário selecionar a rota de transporte mais eficiente, escolher o tipo de contêiner mais adequado para a operação e efetuar o agendamento da partida, também conhecido como booking.

O agendamento e a reserva de espaço em navios é um trabalho árduo, principalmente em épocas de picos, onde os armadores restringem algumas rotas, retirando navios de linhas ou informando algumas blank sailings, ou seja, datas que não haverá saída. Essas épocas são conhecidas como peak season.

Nesses casos, os portos ficam lotados de container, pois não tem a partida de navios, e consequentemente os preços de frete sobem.

Por isso, é de extrema importância que seu agente de carga esteja bem informado do que acontece no mercado.

Documentação aduaneira

Uma das principais partes do planejamento da logística marítima na importação é garantir que toda a documentação necessária esteja pronta e correta.

Isso inclui documentos aduaneiros, como faturas comerciais, packing list, conhecimentos de embarque, certificados de origem, seguro, entre outros. A preparação precisa ser feita com cuidado para evitar atrasos ou problemas no desembaraço aduaneiro.

Normalmente, a documentação aduaneira pode ser acompanhada por despachantes aduaneiros bem como agentes de cargas. Estas entidades podem aconselhar importadores a seguir as melhores práticas do mercado.

Transporte marítimo – alguns conceitos

Se você pensou em trazer sua importação via marítima, já deve ter se deparado com os seguintes termos

  • frete collect
  • frete prepaid
  • LCL
  • FCL

Vamos explicar o significado dessas siglas e expressões.

O frete collect nada mais é do que a responsabilidade de pagamento do frete. Sendo do tipo collect, significa que o destinatário, no caso, o importador, é o responsável pelo pagamento do frete.

O contrário disso, ou seja, quando o exportador é o responsável pelo pagamento do frete, é o frete prepaid. O remetente é responsável pelo pagamento do frete e, portanto, assume os custos de transporte desde o ponto de origem até o destino final.

Outra expressão bastante usada na logística marítima de importação é o LCL e o FCL.

O LCL significa less than container load, ou seja, quando a quantidade de mercadorias não é suficiente para preencher um container por completo.

Já o oposto é o FCL, que significa full container load. Nesse caso, as mercadorias cabem em um container por completo.

O LCL é utilizado para cargas menores e permite que importadores tragam mercadorias em menor quantidade. Você paga somente pelo espaço utilizado, junto com outros importadores.

Já no FCL, você traz cargas maiores ou em grandes quantidade e consegue diluir o custo do frete em suas mercadorias, justamente por ter um maior volume.

Porque optar pela importação via marítima para suas cargas?

Depois de todo esses conceitos, você deve estar se perguntando: porque devo trazer minha importação via marítima?

Acreditamos que a logística marítima de importação seja um dos meios mais seguros e rastreáveis no mundo.

Além disso, o custo do transporte marítimo é geralmente mais econômico, se comparado com outros modos de transportes, como por exemplo o transporte aéreo. Ademais, pode-se considerar também a capacidade de carga e a flexibilidade, podendo se adequar a vários tamanhos, pesos e tipos de mercadorias.

Se você procura um parceiro logístico para te dar acesso ao transporte marítimo, você pode contar com o Grupo Likes.

Gerenciamos os riscos existentes na cadeia logística da importação, buscando as melhores estratégias, solucionando de forma rápida e inteligente as complexidades, minimizando gargalos e perdas.

Entre em contato com nossa equipe e solicite uma cotação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.